PESQUISAR

Blog de Notícias

1 minuto para leitura (262 palavras)

6º BBM treina com simulação de busca terrestre em floresta

Nesta quarta-feira (20/06), a Força-Tarefa do 6º BBM realizou mais um treinamento. O tema da vez foi a busca terrestre, com 12 alunos separados em duas equipes e o comando da operação. Na atividade, foi simulado o resgate de duas vítimas, na Floresta Nacional de Chapecó, em Guatambú.

 

 

Na simulação, um homem havia caído do seu paramotor (espécie de parapente motorizado) e estava desaparecido. Um amigo que tentou encontrá-lo se perdeu na floresta e também precisava de resgate. Primeiramente, foram realizadas buscas primárias pelas trilhas do local, onde o amigo da vítima teria sido localizado, com um entorse de tornozelo.

 

 

Após receberem informações de populares, os Militares delimitaram uma área por coordenadas. Utilizando o GPS, realizaram uma busca avançada com a técnica “em linha” (pente fino), tendo êxito ao encontrar a vítima da queda do paramotor, finalizando o treinamento.

 

 


Mesmo sabendo que em casos como esse o uso da Cinotecnia (ciência relacionada com o comportamento e estudo dos cães) é muito mais eficiente, é importante se ter a prática e conhecimento para quando seu uso não for possível.

 

A FT-06 segue o ano de 2018 buscando treinar mensalmente, adquirindo conhecimento e materiais para melhorar o atendimento nos momentos que forem necessários, sempre com o lema que “juntos somos mais fortes”.

 

A atividade foi organizada pelo 3º Sargento BM Gelson Pagliosa, durando todo o dia. Ao final da tarde, foi realizada uma reunião com um feedback da atividade, tratando de metas e aspectos para melhorar a FT-06.



Créditos: Texto e Fotos : Tenente Ricardo Alberto Dummel

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193