56 bombeiros militares concluem o Curso de Formação de Sargentos 2020

A semana começa com uma boa notícia para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), desde esta segunda-feira, 15, a corporação passa a contar com 56 novos 3º sargentos.

1603 formaturasgt5

Os militares concluíram o Curso de Formação de Sargentos 2020, que contou com 630 horas-aula, iniciado no dia 09 de novembro de 2020 e foi até o dia 12 de março de 2021, totalizando 04 meses de formação. Esta turma foi pioneira de uma nova proposta de currículo, que teve como referência um estudo realizado pela Diretoria de Ensino do Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), trazendo como premissa a manutenção da progressão do conhecimento, a partir da definição das competências do sargento no CBMSC.

1603 formaturasgt6

A formatura foi fechada, sem a presença de familiares, em local aberto e seguiu os protocolos sanitários indicados pela Secretaria de Estado da Saúde, para evitar a contaminação da Covid-19. A cerimônia foi transmitida pelo Youtube do CBMSC.

Os cursos de formação são os meios encontrados pelo CBMSC para mesclar a gradual ascensão na carreira, bem como a atualização dos conhecimentos dos militares nas rotinas operacionais e administrativas.

1603 formaturasgt09

Os formandos escolheram homenagear, in memorian, o 3º Sargento BM Anderson Mattos Costa, como nome de turma. Conhecido como sargento Mattos, o militar faleceu em janeiro deste ano, por conta de um acidente vascular cerebral, durante o serviço presencial, na cidade de Tubarão. A turma homenageou o sargento por ser um exemplo de combatente, que honrava o nome da corporação por onde passava, além de qualidades como pro atividade, amizade e envolvimento com a comunidade. Os familiares do sargento Mattos receberam uma homenagem da turma e do Comandante-Geral do CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.

1603 formaturasgt08

O paraninfo da turma foi o sargento BM Augusto de Deus e Silva Neto.

Primeira colocada do CFS
Como reconhecimento público do CBMSC, a 3º Sargento Camila Daboit Possamai recebeu a medalha de mérito intelectual “Cabo BM José Luiz de Andrade” e recebeu o prêmio de mérito Intelectual, por ser a primeira colocada do CFS, com média 9,947.

1603 formaturasgt4

Por conta da pandemia, que impediu a presença de padrinhos e madrinhas, as divisas de sargento, que simbolizam a nova graduação foram afixadas pelos próprios formandos.

1603 formaturasgt3

Passagem de comando do CEBM

Na ocasião também aconteceu a passagem de comando do CEBM, em que o Tenente-Coronel Alexandre da Silva deixou o cargo e o Tenente-Coronel Jailson Osni Godinho passa a atuar na função.

1603 formaturasgt2

3º sargentos formados nesta solenidade:

Adam Miglioretto
Tiago Vinicius Doége
Williann Braviano Maria

1603 formaturasgt

Confira mais fotos da solenidade clicando aqui.

Texto: Melina Cauduro
Fotos: Soldado Eduardo Silva DE SOUZA e Aluno Soldado MURILO Damian Medeiros