14°BBM: Treinamento contínuo de cães de busca e de terapias assistidas

Desde que foi implantada no Corpo de Bombeiros Militar, em 2003, a utilização de cães para operações de busca e resgate, a atividade de cinotecnia vem se desenvolvendo e ganhando novos espaços na corporação. Um exemplo claro é o emprego de cães em terapias e reabilitação de pacientes ou socialização de pessoas. Na prática, os cães são empregados por profissionais das mais diversas áreas da saúde, como médicos, psicólogos e fisioterapeutas em ambientes e com técnicas que promovam a cura ou melhoria da saúde dos pacientes. Por isso, é importante que os cães estejam condicionados e treinados a ambientes e condições que são bem diferentes às encontradas nas área operacional.

Na tarde da última sexta-feira (29/06), os cinotécnicos do 14° Batalhão de Xanxerê realizaram um treinamento junto à equipe de profissionais do Hospital Regional São Paulo, com ênfase na melhoria das atividades de Terapia Assistida por Cães, que já acontece semanalmente nas dependências da unidade de saúde daquela cidade. Durante o treinamento, foram repassadas técnicas e práticas sobre qual deve ser o comportamento dos cães para que executem as atitudes esperadas à reabilitação dos pacientes.

Programa Plantão 4 Patas em Xanxerê

O programa de emprego de cães em terapias em Xanxerê é chamado de “Plantão 4 Patas”, nome escolhido pela comunidade. Um grupo de profissionais incluindo Psicólogos, Assistentes Sociais e Fisioterapeutas foram responsáveis por delinearem as atividades onde os cães são empregados, como no estímulo aos pacientes para se movimentarem, com caminhadas ou movimentos de membros superiores, incentivando os processos de recuperações pós-cirúrgicas. Nas seções de Pediatria, Retaguarda e UTI, os cães são utilizados pelos Psicólogos e Assistentes Sociais como um meio de acesso e aproximação aos pacientes, auxiliando no diagnóstico comportamental e saúde mental durante o processo de internação.

O próximo passo na melhoria da atividade é a participação da equipe no evento organizado pelo CBMSC que acontecerá em Itajaí, entre os dias 20 e 22 de Julho, o Seminário Nacional de Terapia Assistida por Cães, onde o tema será abordado e o case das atividades no Hospital Regional São Paulo será apresentado.

Créditos: 2º Ten BM Domingos - Coordenadoria do Serviço de Busca, Resgate e Salvamento com Cães do CBMSC