EDUCAÇÃO CONTINUADA

Curso de Capacitação Princípios Pedagógicos para o Ensino Bombeiro Militar

Partindo da premissa de ser uma meta obrigatória junto ao MEC, o curso foi idealizado também para a materialização de uma necessidade dos últimos anos, sendo oferecido aos professores do CBMSC. A primeira edição, realizada em parceria com o Centro Universitário Municipal de São José (USJ), ocorreu em 2016 e totalizou cinquenta alunos participantes de todo o estado. A Coordenação Pedagógica foi composta por pedagogas e profissionais da UJS, CEBM e Diretoria de Ensino do CBMSC.

Sobre o curso:
Dentro da proposta pedagógica, o aluno é responsável pela gestão do seu processo de aprendizagem determinando o ritmo de estudos, exercendo a autonomia. Na modalidade de Educação a Distância (EaD), o curso tem carga horária de 20 horas, dentro de princípios pedagógicos de aprendizagem com utilização das diferentes abordagens metodológicas, utilizando diferentes recursos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle). A capacitação apresenta no seu percurso diversas correntes teóricas e suas relações com a educação, e tem como objetivo explorar e disponibilizar um rol de metodologias contemporâneas de aprendizagem. Sendo assim, cada participante, por meio da reflexão crítica de sua prática, terá condições de identificar e planejar estratégias de ensino inovadoras, contribuindo com o processo de aprendizagem dos alunos, facilitando escolhas quanto aos instrumentos e abordagens a serem desenvolvidas na Corporação.

Encontro de Formação Continuada

A Egov promove encontros de capacitação de professores que tem como objetivo promover reflexões sobre o ensino na corporação, tanto no que se refere aos cursos de formação e aperfeiçoamento quanto às instruções para a comunidade.

Destinado aos Professores cadastrados no CEBM, o I Encontro de Formação Continuada realizou-se em 6 de abril de 2015, em Florianópolis. O tema central, Geração Y, foi apresentado nas palestras do Prof Dr Lourival José Martins Filho, da FAED/UDESC, com o título "Educação e Alteridade"; da Profª Dra Cláudia Basso, da UFSC, intutulado "Geração Y e o trabalho"; finalizando com a explanação do Sgt BM Jacymir, do CEBM, sobre "Ensino por competências: desafios ou avanço?".

II Encontro de Formação Continuada, realizado em 29 de março de 2016, em Florianópolis, reuniu instrutores de todas as regiões do Estado. O tema central desse evento foi a Sociedade Colaborativa. Contou com os palestrantes: Tenente Coronel BM Aldo Baptista Neto, Comandante do CEBM, fazendo uma exposição sobre os processos de ensino da unidade de ensino e quais estruturas devem ser pensadas para fortalecer e melhorar continuamente a formação dos militares; André Tamura, da empresa WeGov, que falou sobre as previsões tecnológicas para os próximos anos e como as pessoas estarão cada vez mais conectadas por meio das novas tecnologias; Soldado BM Edevaldo Dalabeneta, apresentando sua pesquisa de mestrado sobre identidade e saberes docentes na corporação; e Coronel PM RR José Maurício Weisshaupt Perez, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, explanando sobre sua experiencia à frente da tradicional Academia Militar do Barro Branco.

No dia 30 de março de 2017 aconteceu o III Encontro de Formação Continuada no auditório da Esag/Udesc. Na abertura, o TC BM Aldo Baptista Neto apresentou a unidade de ensino e os desafios e projetos para o ano. Na sequência, foram proferidas as palestras dos professores da UFSC Drª. Andrea Lapa, Dr. André Ary Leonel e Msc. Ingrid Nicola Souto sob o tema central "Novas Tecnologias". Os títulos foram: "A educação na cultura digital, desafios e possibilidades", "O uso pedagógico de tecnologias de informação e comunicação, exemplos" e "Panorama de cursos disponíveis na web". Ao final, houve uma mesa redonda para questionamentos dos professores do CEBM.