Por Cb França - CCS em Sexta, 29 Junho 2018
Categoria: Notícias Institucionais

Firecast é apresentado em Congresso de Segurança Pública

Nesta sexta-feira 29/06, no último dia das apresentações de trabalhos e painéis durante o Seminário de Tecnologia e Inovação em Segurança Pública, que começou nesta quarta-feira (27/06) no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, a Capitão BM Kretzer apresentou as funcionalidades e a evolução dos aplicativos do Corpo de Bombeiros Militar, Firecast Comunidade e Firecast Operacional.

Durante o painel, a Capitão explicou as diferenças entre os dois aplicativos. Enquanto o Firecast operacional é de uso interno da corporação Bombeiro Militar, para integrar e promover a comunicação entre a Central de Operações de Emergências, onde chegam as chamadas via telefone 193, e os quarteis, de onde partem as guarnições e viaturas para o atendimento da ocorrência, o Firecast Comunidade é aberto a qualquer cidadão, por meio da plataforma Android, via aplicativo Google Store.

Atualmente, a Divisão de Tecnologia da Informação, subordinada à Diretoria de Logísticas e Finanças do Corpo de Bombeiros Miliar, é o setor responsável pelo desenvolvimento das tecnologias operacionais disponibilizadas à instituição. Todos os aplicativos desenvolvidos trabalham com os softwares abertos, com possibilidade de compartilhamento de códigos fontes para outras instituições que também podem agregar novas funcionalidades aos sistemas. É o que vem acontecendo com estados como o Rio Grande do Sul, Rondônia e Sergipe, que usam o mesmo aplicativo desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros MIlitar catarinense. A Capitão também apontou a importância dos aplicativos terem como base o conceito de comunidades colaborativas, empregado especialmente no aplicativo Firecast Comunidade. “Com este aplicativo, qualquer pessoa da comunidade, pode tomar conhecimento do tipo da ocorrência gerada e do local da cena de emergência e pode, inclusive, promover um primeiro atendimento, em caso de necessidade e preparo técnico para isso, ” explicou.

Texto: Krislei Oechsler-Jornalista

Fotos: Tiago Moritz- Soldado BM

Centro de Comunicação Social

Corpo de Bombeiros Militar