Por Sd Natalia - CCS em Segunda, 10 Outubro 2022
Categoria: Notícias Operacionais

CÃO É RESGATADO DE FENDA COM CERCA DE 33 METROS DE ALTURA EM TAIÓ

Na manhã de domingo, 09, foi realizado o resgate de um cachorro que havia caído em uma fenda de um dos pontos turísticos da cidade de Taió, Complexo Portal de Pedra da Pechincha, localizado no bairro Passo Manso. 

Na manhã de domingo, 09, foi realizado o resgate de um cachorro que havia caído em uma fenda de um dos pontos turísticos da cidade de Taió, Complexo Portal de Pedra da Pechincha, localizado no bairro Passo Manso. 

O local da ocorrência era de difícil acesso, portanto foi preciso, primeiramente, realizar uma trilha com todo material de apoio por cerca de 1,8 km de subida íngreme até o local onde o cão encontrava-se caído. Após chegar na fenda, devido a complexidade da ocorrência, foi realizado uma grande analise da situação entre toda a equipe, para assim ser definido como seria realizado o resgate.  

Dada a situação, foi necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura aliadas a técnicas de resgate em espaço confinado. A equipe de plantão utilizou uma ancoragem debreavel para realizar a descida controlada do resgatista com uso do tripé. Quando o bombeiro chegou na vítima (cão de nome Zorro com cerca de 20kg), verificou que apesar da queda na fenda de aproximadamente 33 metros, o cachorro não estava machucado, então o resgatista ofertou ração para o animal ainda no fundo da fenda, já que ele estava preso há dois dias no local. 

Posteriormente iniciou-se a preparação para a subida do animal, foi confeccionado uma cadeirinha de resgate para o animal, para assim se dar início à retirada do resgatista e do cão. Foi utilizado nessa etapa um sistema independente de redução de força 4:1 com captura de progresso. 


O resgate teve duração de aproximadamente 2h40min do deslocamento da equipe até a retirada do cão Zorro, para grande alegria do proprietário e dono do cão. O cachorro é considerado um "guia" das trilhas pelos aventureiros que frequentam o local.

A equipe foi composta por dois bombeiros militares de Taió e dois bombeiros militares de Rio do Sul, juntamente com dois alunos do Curso de Bombeiros Comunitários sendo:

Equipe de Taió:

Sargento Everson do Prado;

Soldado Felipe Zimmermann Severino.

Equipe de Rio do Sul:

Soldado Luiz Felipe Duarte Kemper;

Soldado Douglas Costa;

Aluno BC Petri;

Aluno BC Manarin.

Créditos:
Texto: soldado Jacson Nascimento dos Santos e soldado Douglas Costa
Imagens: Divulgação CBMSC/Taió
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Posts Relacionados