Universitários e bombeiros lançam campanha para redução de ocorrências em Blumenau

O 3º Batalhão de Bombeiros Militar (3ºBBM), com sede em Blumenau, e o curso de Publicidade e Propaganda da Uniasselvi desenvolveram em parceria uma campanha de prevenção de ocorrências, para veiculação em redes sociais. A ação, que começa em março, será publicada nos próximos 12 meses e visa a reduzir os números de atendimentos do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) na região de Blumenau.

0503 campanha3bbm

O material foi produzido pelos alunos no segundo semestre de 2019, como projeto na disciplina de Design e Computação Gráfica. O objetivo dos organizadores era lançar as artes em 2020, entretanto os planos foram adiados em razão da pandemia. Agora, um ano depois, os trabalhos serão finalmente publicados nas páginas oficiais do 3ºBBM no Instagram e no Facebook.

A escolha do conteúdo partiu da Seção de Ensino e Instrução do 3ºBBM com base nas estatísticas de acionamento da corporação. Para cada mês do ano, um tema novo será abordado.

Confira:

Março: Segurança nas escolas

Abril: Prevenção ao suicídio

Maio: Engasgamento

Junho: Festas juninas

Julho: Férias escolares

Agosto: Cuidados na cozinha

Setembro: Acidentes de trânsito

Outubro: Oktoberfest

Novembro: Queimadas

Dezembro: Afogamentos em água doce

Janeiro: Temporais de verão

Fevereiro: Carnaval

A produção simulou a relação entre um cliente, representado pelo 3ºBBM, e uma agência, interpretada pela turma, que se dividiu em doze equipes. O “job” solicitado foi totalmente voltado para redes sociais: para cada tema, ao menos duas postagens e uma capa para Facebook e outras duas postagens para Instagram. “Foi uma ótima oportunidade para colocar em prática o que aprendemos em sala de aula, já que tivemos um cliente real, que nos deu um briefing, feedbacks e considerações. Para mim, foi uma experiência bastante enriquecedora”, pontuou a aluna Amanda Cadore dos Santos.

0503 campanha3bbm2

A orientação técnica das artes foi responsabilidade do professor da disciplina, Felipe Colvara Teixeira, que compartilhou a opinião de Amanda. “Essa atividade, além de aproximar os acadêmicos com um cliente real, possibilitando que o ensino seja aplicado de forma prática, nos trouxe informações relevantes para as prevenções de acidentes, fazendo agora parte da vida de cada um”, destacou.

Já o 3º Batalhão teve o 1º Tenente Fillipi Pamplona, chefe da Seção de Ensino e Instrução, no papel do cliente. Durante a produção, ele se reuniu duas vezes com a turma para explicar as principais necessidades dos bombeiros militares de Blumenau para a campanha, entre elas objetivo final, público alvo, forma de abordagem e padrões estéticos. “Nossa equipe de comunicação social é pequena e se divide em várias funções, não teríamos condições de realizar um trabalho assim bem-feito em um período tão curto de tempo. A campanha certamente vai ajudar a reduzir os números de atendimentos do batalhão”, explicou o oficial.

0503 campanha 3bbm3

A curadoria das obras e a revisão da arte final após a entrega dos trabalhos foi realizada pelo publicitário João Misturi, que atua como voluntário no 3ºBBM.

Ideia da campanha surgiu com uma ocorrência quase real

Em 2019, durante uma aula de Design e Computação Gráfica, o alarme de incêndio de um dos blocos da universidade disparou. Felizmente, não houve um incêndio, já que a turma ficou em dúvida sobre como reagir ao episódio e a evacuação da sala demorou a acontecer. “Sem saber muito o que fazer naquele momento para orientar os alunos em uma evacuação, senti a necessidade de ter mais instruções de segurança para conduzir grupos em situações como esta”, confessou o professor Felipe.

Após o episódio, um dos alunos da turma se identificou como filho de um bombeiro militar do 3ºBBM e resolveu o problema da turma: algumas semanas depois, os alunos receberam uma palestra sobre segurança contra incêndio e primeiros socorros ministrada pelo seu pai. Após o encontro, os alunos resolveram retribuir o conhecimento recebido com uma ação voluntária em prol do CBMSC. A ideia virou o principal projeto do semestre, que agora, para satisfação dos alunos, será finalmente lançado nas redes sociais do 3ºBBM.

“Toda a turma se dedicou muito para dar o seu melhor, já que o propósito final do trabalho era muito mais que uma nota, era salvar vidas!”, comemorou o aluno Rômulo Bruno Jaginski. O sentimento foi compartilhado pela colega Brenda Eduarda Wachholz: “essa união da criação de conteúdo, a experiência na prática e ainda ajudar a conscientizar as pessoas é incrível. Significou muito e, com certeza, essa oportunidade irá ficar na nossa lembrança como acadêmicos”.

Texto: B-5 / 3º BBM
Imagens: Alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Uniasselvi