Por Monica - CCS em Segunda, 27 Mai 2024
Categoria: Notícias Institucionais

PAZ NO TRÂNSITO: CBMSC PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO EM APOIO A CAMPANHA MAIO AMARELO

Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a campanha internacional tem como objetivo conscientizar a população para a redução de acidentes de trânsito, mobilizando o Poder Público e a sociedade civil.  

Em apoio a Campanha Maio Amarelo, encerramos o mês com diversas ações de prevenção realizadas em todo o Estado Catarinense.

Com o tema "Paz no trânsito começa por você", a campanha internacional tem como objetivo conscientizar a população para a redução de acidentes de trânsito, mobilizando o Poder Público e a sociedade civil.

Em apoio a esta importante causa, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina promoveu diversas ações educativas, como por exemplo, simulados de Resgate Veicular.

Nas simulações, o público pode visualizar as consequências de um acidente e o difícil trabalho de resgate das vítimas pelos bombeiros, principalmente quando há alguém preso nas ferragens do veículo. Vale ressaltar que nestas ações, as vítimas são representadas por atores, com utilização de sangue e ferimentos falsos.

Confira a seguir como os batalhões do CBMSC em Rio do Sul, Florianópolis, Criciúma, São Joaquim e Tubarão participaram desta importante campanha!

RIO DO SUL


O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) com sede em Rio do Sul participou de uma série de blitzes educativas entre os dias 8 e 16 de maio.

As ações têm como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção aos acidentes de trânsito, em apoio a campanha "Maio Amarelo".

A participação do CBMSC ocorreu em parceria com os órgãos de segurança pública e de fiscalização de trânsito, incluindo a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Rodoviária Estadual, a Polícia Militar e a Guarda Municipal.

Durante as atividades, foram realizadas orientações diretas aos motoristas e passageiros e distribuição de material educativo.

Além disso, foram repassadas importantes informações sobre normas de trânsito, como o uso correto dos dispositivos de segurança, proibição do uso do celular ao dirigir e cuidados necessários para prevenir acidentes.


As blitzes ainda proporcionaram o esclarecimento de dúvidas pela população, oferecendo informações sobre condutas seguras no tráfego.

Os bombeiros e profissionais da Segurança Pública também enfatizaram a responsabilidade de cada indivíduo na construção de um ambiente viário mais seguro para todos.


Prevenção para crianças e adolescentes


A corporação do CBMSC em Rio do Sul promoveu ainda uma ação conjunta com os órgãos de segurança locais no Parque Harry Hobus.

Durante o evento, foram disponibilizadas ao público oficinas e atividades lúdicas de conscientização sobre segurança no trânsito, com o objetivo de reduzir os acidentes e promover a educação para o tráfego seguro para adultos, crianças e adolescentes.



Estas iniciativas visam não apenas a redução dos índices de acidentes de trânsito, mas também a preservação de vidas e a promoção de um ambiente viário mais seguro para todos.

O CBMSC agradece a participação ativa da comunidade neste evento. A colaboração e o envolvimento de todos são essenciais para o sucesso das iniciativas de segurança no trânsito.


FLORIANÓPOLIS


Na capital catarinense, as equipes do 1ºBBM participaram de um simulado de Resgate Veicular com vítima presa no interior do veículo. A ação foi organizada pela Rede Vida no Trânsito e realizada no Parque de Coqueiros, região continental de Florianópolis.

No simulado, foram deslocados um caminhão de combate a incêndio (ABTR - Auto Bomba Tanque Resgate-186) e uma ambulância (ASU - Auto Socorro de Urgência-287), com apoio de uma viatura da Guarda Municipal de Florianópolis.



Ao chegarem ao Parque, a área do acidente simulado foi devidamente delimitada e segura. Assim, o público presente pôde acompanhar de perto o atendimento das equipes. Em seguida, o veículo foi estabilizado.

Os socorristas avaliaram o cenário e removeram partes do veículo como porta, porta-malas e teto utilizando ferramentas hidráulicas, para que a vítima fosse movimentada o mínimo possível e retirada com segurança.

Toda a operação foi narrada pelo Subtenente BM Ricardo Ângelo Volpato, comandante do pelotão de Bombeiros do Quartel Central de Florianópolis. Também participaram do simulado os integrantes da equipe de Resgate Veicular Locomotiva, que se destacou recentemente no Desafio de Resgate Veicular de Santa Catarina.


CRICIÚMA

Em Criciúma, o 4°BBM participou de uma simulação de acidente de trânsito no Parque das Nações, na tarde de quarta-feira (22). O cenário montado para a ação foi um capotamento de veículo devido ao excesso de velocidade.

Organizada em conjunto com diversas instituições da cidade, a simulação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da educação no trânsito e do respeito às leis e sinalizações. A atividade foi uma demonstração prática de como os profissionais atuam em emergências.

O simulado envolveu o resgate de três vítimas: uma criança que veio a óbito no local e dois adultos com ferimentos — todos atores. Um dos adultos estava preso nas ferragens, exigindo que os bombeiros realizassem o trabalho de desencarceramento, técnica que envolve a liberação das estruturas metálicas para possibilitar o resgate.



A outra vítima, que já estava fora do veículo, recebeu o atendimento pré-hospitalar, que visa a estabilização e não agravamento das condições clínicas do paciente.

O subcomandante do 4º BBM, major Renan Fernandes, destacou a importância da demonstração do simulado. "Esse tipo de atividade mostra a habilidade técnica dos profissionais e destaca a importância desse preparo na área de resgate. Além disso, a demonstração pública desses exercícios é uma oportunidade para educar o público, promovendo uma maior consciência sobre as consequências dos acidentes e incentivando comportamentos que previnam tais incidentes", ressaltou.


SÃO JOAQUIM


Já na Serra Catarinense, o CBMSC com sede em Joaquim realizou um Simulado de Resgate Veicular em frente à Praça e Casa da Cultura na tarde de sábado, 25.

Os bombeiros demonstraram habilidades e técnicas em uma simulação que envolveu o corte de veículo e o resgate de vítima, realizados com precisão e segurança. O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Joaquim, reforçando a importância da colaboração entre diferentes setores para a segurança pública.



A presença da Diretora do Departamento de Trânsito foi fundamental para destacar o lema deste ano: "A Paz no trânsito começa por você". Moradores também estiveram presentes, juntamente com familiares e amigos. Assim, o simulado foi um momento de aprendizado, treinamento e conscientização sobre a importância da segurança no trânsito.

Mais do que uma demonstração de habilidades, o evento foi uma lembrança poderosa de que a paz no trânsito começa com cada um de nós.


DO NORTE AO SUL DE SANTA CATARINA

No Sul de SC, bombeiros militares e comunitários de Tubarão promoveram um simulado de Resgate Veicular no Centro do município, no dia 12 de maio.

Já no Litoral Norte, as equipes do município de Penha realizarão um simulado de Resgate Veicular neste dia 28, em frente à Prefeitura e em parceria com a Secretaria de Trânsito de Penha.


Créditos:

Texto: Mônica Andrade - CCS/CBMSC; Subtenente Ângelo, Soldado Hülse e Auxiliar do B5 Rita de Cássia Carreira da Silva. Regina Knopf - 15º BBM; Estagiária Edna Schmitz; Soldado Elder.
Imagens: Divulgação CBMSC; Fernando Lee/BNC TV; Quartel Central do 1º BBM.
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados