Por Melina Cauduro - CCS em Sexta, 15 Junho 2018
Categoria: Notícias Institucionais

Oficial do CBMSC conclui Curso de Instrutor "Flashover"

Representando o Estado de Santa Catarina, o 1º Tenente BM Tadeu Luiz Alonso Pelozzi, do 5º Batalhão de Lages, finalizou o “Curso de Instrutor "Flashover” do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás – CBMGO. O treinamento final do curso, foi realizado na última quinta-feira (14/06), em Goiás.

Com duração de três semanas e meia e carga horária total de 180 horas/aula, o curso especializa Bombeiros Militares para atuarem como instrutores no Simulador de Combate a Incêndio Tipo Contêiner. As aulas proporcionam a compreensão das fases e comportamentos do fogo, além das técnicas que devem ser utilizadas no combate a incêndio, principalmente em locais confinados.

De acordo com o 1º Tenente Pelozzi, o curso é de extrema importância para aprimorar a atividade de combate a incêndio, que é um dos “carros chefes” da corporação. Com ênfase nas mais atuais técnicas e táticas, as instruções são focadas no resguardo de vidas (inclusive a do Bombeiro) e patrimônios.

Outros assuntos abordados foram a teoria do comportamento do fogo, líquidos e gases inflamáveis, técnicas de progressão e tipos de jatos, estratégias, táticas e gerenciamento de operações de combate à incêndio (SCO), combate a incêndios em edificações verticalizadas e estágios supervisionados no simulador de incêndio tipo contêiner.

O 1º Tenente afirmou que o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás pela estrutura, organização do curso e hospitalidade. O intercâmbio é de grande valia entre as corporações e incentiva o aprimoramento técnico da atividade de combate a incêndio.

O fenômeno Flashover decreve a teoria do crescimento de um fogo até o ponto onde se torna um incêndio totalmente desenvolvido.

Além do Oficial do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a turma foi formada por outros 18 (dezoito) militares de Goiás (CBMGO), 2 (dois) do Ceará (CBMCE), 2 (dois) de Minas Gerais (CBMMG), 2(dois) de Brasília (CBMDF) e 1 (um) da Força Aérea Brasileira – FAB, totalizando 26 alunos.

Créditos: Texto e fotos: 5º BBM - Lages. Informações: Wikipedia.