Novo Comandante assume a companhia de Brusque

O capitão Rodrigo Gonçalves Basílio assumiu o comando da 3ª Companhia de Bombeiros Militar(3ºBBM), em Brusque, na manhã desta sexta-feira, 11. Na solenidade, o oficial substituiu o capitão Jacson Luiz de Souza, que liderou o quartel no decorrer de quase 3 anos. O evento seguiu todos os protocolos de higiene e segurança, a fim de evitar o contágio do coronavírus.

A 3ª Companhia abrange os municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá. O capitão Jacson durante o seu comando realizou melhorias para o ambiente de trabalho do efetivo militar como o reaparelhamento da frota operacional e administrativa dos quartéis, a implementação do serviço operacional no quartel de Botuverá, a readequação dos convênios municipais, a condução de todo o processo para o início das obras do novo quartel em Brusque, dentre tantas outras, e agora assume o subcomando do 13° Batalhão de Bombeiros Militar em Balneário Camboriú.

1106 Blumenau 1

“Saio de Brusque com o sentimento de que procurei fazer o melhor possível para que os bombeiros tivessem um bom suporte e condições de prestar um atendimento de qualidade à comunidade. Essa experiência à frente do comando foi incrível, prova disso é que recebi muitos elogios dos brusquenses”, declarou o capitão em sua despedida.

O novo comandante, capitão Basílio, iniciou sua carreira militar em 2012, após ter atuado na Polícia Civil catarinense. Após 2 anos, quando se formou como aspirante a oficial, foi transferido para Blumenau, onde ficou até assumir o seu novo cargo. É perito em incêndio e explosão, e durante quase sete anos exerceu funções no Serviço de Segurança Contra Incêndio do município. O seu último compromisso foi como chefe da Seção de Logística e Finanças do 3°BBM.

1106 Blumenau 2

“Sinto-me honrado e privilegiado por ter sido designado a comandar uma companhia tão importante como é a de Brusque, pela qual já passaram oficiais do mais alto gabarito. A minha maior expectativa é conseguir, juntamente com a 2º tenente Deschamps, dar continuidade ao excelente trabalho que já vinha sendo realizado pelo capitão Jacson. Temos grandes desafios pela frente, sendo o principal deles a construção de um novo quartel no município”, comemorou o novo comandante.

1106 Blumenau 3

Promoções e homenagens marcam a cerimônia

O evento também contou com nove promoções de bombeiros militares. O major Daniel Gevaerd Muller foi promovido ao posto de tenente-coronel. Além dele, oito 1º sargentos emergiram à graduação de subtenente: Edson Leonardo Baerwald, Jose Cesar Spengler, Jose Carlos da Silva, Antônio Adelino Cuchava Rocha, Osmar Iakusch, Sergio dos Santos, Claudecir Carneiro e Carlos Rodrigo da Silva.

1106 Blumenau

Já o Deputado Federal Gilson Marques e os empresários Newton Patrício Crespi e Alexandre Duarte foram condecorados com o Título Honorífico Amigo do Bombeiro, entregue das mãos do capitão Jacson em reconhecimento à forte parceria que possuem com o Corpo de Bombeiros Militar em Santa Catarina. Marques indicou cerca de R$ 740.00,00 em emendas parlamentares para compra de viaturas em reforço ao serviço operacional do 3º Batalhão. Crespi forneceu gratuitamente duas salas comerciais para uso da Segurança Contra Incêndio no município de Brusque. E Duarte doou 200 testes rápidos para Covid-19, que garantiram a continuidade do atendimento operacional de Brusque e do Curso de Formação de Soldados do CBMSC.

Fotos da solenidade: https://photos.app.goo.gl/86BzBFkPAS5y5WrB9

Texto: Natiele Oliveira