CADETES DO CORPO DE BOMBEIROS DO DISTRITO FEDERAL REALIZAM VISITA TÉCNICA EM ITAJAÍ

No dia de hoje, 9, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina através do 7º Batalhão de Bombeiros Militar recebeu a visita dos cadetes do Distrito Federal acompanhados do coronel César Assumpção Nunes, Comandante da 1ª Região Bombeiro Militar.
A major Priscila Casagrande, Subcomandante do batalhão, realizou a apresentação para os cadetes destacando que a nível estadual, o 7° BBM é o que tem maior número de ocorrências no estado. Além disso, a região tem uma grande diversidade de atividades da Corporação, desde ocorrências rotineiras até atendimentos de eventos adversos como vendavais e enchentes.0912 Itajaí

Central de Emergências
Durante a visita, a subcomandante apresentou a Central de Emergências que no 7°BBM é realizada de forma integrada com o batalhão de Balneário Camboriú. Segundo ela, essa integração teve muito sucesso promovendo uma melhora no serviço desempenhado pelo CBMSC e sinergia com SAMU e outros órgãos. Ela explicou que a Central de Emergências é regionalizada, isso significa que ao ligar para o 193, o operador consegue acionar todos os recursos da região. Assim, possibilita encaminhar os recursos dos Quartéis mais próximos da emergência para um atendimento rápido e com equipamentos especializados para cada tipo de emergência.

Força Tarefa
Os cadetes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a equipe da Força Tarefa (FT-7) do batalhão que em julho deste ano foi deslocada para atuar em Itajaí e Camboriú devido às inundações, enxurradas e alagamentos provocados pelas fortes chuvas. Interessante ressaltar que a FT a poucos meses realizou um treinamento com áreas de atuação similar o que tornou melhor o atendimento nesta data.

Operação Veraneio
O coronel César destacou para os cadetes que a região ainda é referência na área de mergulho, salvamento aquático, corte de árvores e que todos os anos o batalhão realiza uma das maiores operações do CBMSC: a Operação Veraneio, cujo principal foco está na PREVENÇÃO de afogamentos. Essa operação desprende um grande empenho dos bombeiros militares e é viável graças ao apoio de guarda-vidas civis voluntários que elaboram este importante trabalho para a sociedade.

0912 Itajaí 1

Serviços com cães
O capitão João Emiliano de Moura Silva Miranda, Comandante da 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Navegantes, apresentou os serviços realizados com cães na área do 7°BBM juntamente com o sargento Evandro Amorim e o soldado Thiago Evandro Amorim. O sargento Evandro Amorim, que hoje já está na reserva remunerada, é binômio com o cão Ice e atualmente o soldado Thiago Evandro Amorim é binômio com a cadela Moana.
A cadela Moana foi certificada esse ano para atuar em buscas e resgates de pessoas em Santa Catarina. Além disso, o cão Ice também foi conhecido por realizar a cinoterapia que consiste em ir até aos hospitais para apoiar psicologicamente, possibilitando tranquilidade e melhoras nos quadros das pessoas nessa situação.

0912 Itajaí 2

Texto: Estagiária Gabriela Inácio