Por Sd Natalia - CCS em Sexta, 23 Junho 2023
Categoria: Notícias Institucionais

EQUIPE DE PLANTÃO EM FLORIANÓPOLIS REALIZA VISITA TÉCNICA AO HEMOSC

Entre os dias 13 e 16 de junho de 2023, as equipes de plantão do quartel central de Florianópolis realizaram uma visita técnica ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC). 

Entre os dias 13 e 16 de junho de 2023, as equipes de plantão do quartel central de Florianópolis realizaram uma visita técnica ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC).

Durante a visita, os bombeiros puderam conhecer as instalações e as áreas importantes do Hemocentro, responsável por ações essenciais como a captação de doação de sangue e de medula óssea, produção de hemocomponentes, estocagem e distribuição de sangue em Santa Catarina.  

O HEMOSC também atende diariamente pacientes com doenças hematológicas, realizando transfusões, aplicação de medicamentos e fornecendo hemoderivados. A visita foi uma oportunidade para identificar as rotas de fuga dos pacientes e as possíveis entradas para os bombeiros em caso de sinistro.

Destacam-se os laboratórios altamente especializados, que funcionam 24 horas por dia, sendo essenciais para os transplantes e terapias celulares realizadas no estado. Alguns equipamentos utilizam nitrogênio líquido para a criopreservação de amostras de medula óssea e outros materiais biológicos, o que representa um desafio para as equipes de bombeiros em ocorrências no Hemocentro. 


Outro ponto importante foi a visita à sala preparada para o armazenamento do césio-137, isótopo radioativo utilizado no Hemocentro. Essa substância ficou famosa pelo acidente ocorrido em 1987 em Goiânia, e é necessário conhecer os riscos associados e as medidas de segurança adequadas. 

O comandante do quartel localizado na região central de Florianópolis, subtenente Ricardo Angelo Volpato, ressaltou a importância dessas visitas técnicas para garantir a segurança e eficiência das atuações dos bombeiros em situações reais. Saber antecipadamente os locais de maior risco é fundamental para preservar o material biológico vital para a vida de milhares de cidadãos catarinenses.


Créditos:
Texto: subtenente Ricardo Angelo Volpato e bombeira comunitário Rita de Cássia Carreira
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados