Por Cristina Schulze em Domingo, 19 Mai 2024
Categoria: Notícias Institucionais

DRONES SÃO UTILIZADOS PELO CBMSC PARA REFORÇAR A SEGURANÇA DURANTE AS OPERAÇÕES DE BUSCA NO RIO GRANDE DO SUL

Além da segurança, a ferramenta permite o acompanhamento de possíveis mudanças nos terrenos durante a operação. 

As equipes de Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) estão atuando ininterruptamente desde o dia 01 de maio em apoio ao Rio Grande do Sul, por conta das inundações, enxurradas e deslizamentos resultantes das fortes chuvas que assolaram o estado gaúcho.

Entre os diversos recursos empregados, a corporação tem utilizado a tecnologia dos drones para somar ao trabalho das equipes e, principalmente, ampliar a segurança de todos durante as operações de busca.

Além de ser bastante útil para o mapeamento e perímetro dos locais afetados, seja por deslizamentos ou por inundações, com os drones é possível realizar o imageamento térmico que é um recurso bastante aplicado para segurança da atuação das equipes em locais atingidos por deslizamentos.

O bombeiro militar habilitado realiza o mapeamento do perímetro do terreno para que sejam avaliados todos os pontos de risco e essas informações são colocadas em uma mapa para que as próximas equipes que forem atuar naquele espaço, saibam onde estão esses pontos, que são filmados e fotografados.

Durante a operação de desmanche hidráulico, que tem como objetivo mitigar a queda de barreiras e a retirada de material sólido instável de um terreno, é realizado um monitoramento com imageamento térmico, com a câmera thermal do próprio drone, onde é possível rastrear as fissuras do terreno com a câmera da esquerda e com a câmera da direita é possível dar zoom e identificar a equipe que está atuando.

Outro recurso fundamental para ampliação da segurança na área de buscas é o auto-falante do drone que possibilita dar comandos de alerta, caso haja alguma movimentação de terra acima dos bombeiros que possa os expor a um risco maior ainda. Além claro, dos silvos com apito que já são um padrão nas operações.


Na região de Canoas, onde as equipes do CBMSC seguem atuando no resgate de pessoas e animais que ainda estão ilhados, profissionais civis habilitados estão atuando em apoio, também com o uso de drones. Neste caso, a tecnologia está sendo utilizada para garantir agilidade na resposta e a segurança para atuação, com verificação das condições para uma navegação segura. Vale ressaltar que um drone, em um campo aberto, pode percorrer até 10km, mas isso pode mudar de acordo com as interferências de cada local.

As equipes estão com um Posto de Comando no bairro Mathias Velho, onde recebem as demandas da população local, realizam o filtro do que é possível agilizar com o drone e com isso tem uma maior agilidade de resposta. Essa ação com drones, em Canoas, conta com atuação de profissionais civis habilitados em conjunto com o CBMSC.


Créditos:
Texto: Cristina Schulze - Jornalista do CBMSC
Imagens: Divulgação CBMSC 
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados