Por Melina Cauduro - CCS em Quinta, 12 Março 2020
Categoria: Notícias Institucionais

CBMSC possui 16 novos Aspirantes a Oficial

Na manhã desta sexta-feira, 13, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) formou 16 novos aspirantes a oficial, que serão distribuídos em 6 Batalhões pelo estado.

A cerimônia aconteceu no Centro de Ensino Bombeiro Militar (CEBM), com a presença de familiares e militares.

Ato de devolução do Espadim

O Espadim, é identificado no CBMSC como Sabre Dom Pedro II, recebido no primeiro ano do curso de Formação de Oficiais (CFO). Ao longo da vida acadêmica é o símbolo do cadete e da honra bombeiro militar. Ao final do curso os cadetes o devolvem e recebem as espadas, símbolo do oficialato.

 Entrega de medalhas

A Comenda da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II é concedida pelo Comandante-Geral do CBMSC, como a mais elevada honraria institucional, que condecora militares e civis que contribuam com suas atividades profissionais e sociais com a Corporação. O coronel Charles Alexandre Vieira condecorou os integrantes do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, presidente e Delegado-Geral da Polícia Civil, Paulo Norberto Koerich, o Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior e  também o Ex Comandante-Geral do CBMSC, coronel RR João Valério Borges. 

Formatura

A turma do CFO com o nome de "coronel Charles Alexandre Vieira", teve como patrono o coronel da Reserva Remunerada João Valério Borges e paraninfo o capitão Alan Delei Cielusinsky. 

Os 16 cadetes frequentaram por cerca de dois anos o CFO, coordenado pela academia de Bombeiros Militar. O curso qualifica os futuros comandantes e líderes para o enfrentamento de missões diversas. Concomitantemente os alunos concluíram a Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Investigação em Incêndio e Explosão - Perícia, com carga horária de 360 horas. 

Premiações

Os cadete Américo Blasi Frison foi o primeiro colocado nas disciplinas Militares, recebendo o prêmio“PRÊMIO DA 14ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA”. Já o cadete Aguiar Junior Carlesso Meneghetti o primeiro nas disciplinas da Area Operacional Bombeiro Militar e nas disciplinas de Diretos Humanos, recebendo os prêmios “Colegiado Superior de Segurança Pública” e “Ministério Público de Santa Catarina”. 

O cadete Rammon Samuel Nunes Borges foi o primeiro nas disciplinas Policiais Militares e recebeu o prêmio “Polícia Militar de Santa Catarina”. E a cadete Juliana Santos de Souza foi a primeira colocada nas disciplinas de Ciências Sociais Aplicadas, recebendo a premiação “Assembléia Legislativa de Santa Catarina”. 

Primeiro colocado no CFO

 O cadete Yuji Ezaki foi o primeiro colocado da turma na classificação geral do curso, com média final 9,704. Ele ainda destacou-se como primeiro colocado nas disciplinas de Gestão de Riscos e Eventos Críticos e também nas Jurídico-Sociais. 

O cadete recebeu os prêmios:  "Tribunal de Justiça de Santa Catarina"; "Defesa Civil" e ainda a medalha de Mérito Intelectual "2ºTenente Waldemiro Ferraz de Jesus" e o Mérito Acadêmico Bombeiro Militar. 

 Entrega das espadas

As madrinhas e padrinhos entregaram as espadas aos afilhados, que representa o oficialato. Durante a entrega os alunos foram promovidos, por merecimento, de cadetes a aspirantes a oficial. 

A solenidade  se encerrou com a entrada dos novos aspirantes entoando a canção da despedida da Academia de Bombeiros Militar, seguida do batismo com o fogo e a água. 

 Confira a galera de fotos completa clicando aqui

Créditos:
Texto: Melina Cauduro - Jornalista
Fotos: Soldado Jackson Jacques e Soldado De Souza - Centro de Comunicação Social 
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina