Por Sd Natalia - CCS em Quarta, 07 Junho 2023
Categoria: Notícias Operacionais

CBMSC EM QUILOMBO ATENDE OCORRÊNCIA DE QUEDA DE CADEIRANTE EM ELEVADOR

Na manhã de terça-feira, 06, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Quilombo, atendeu uma ocorrência não tão rotineira. Tratava-se da queda de um senhor de 61 anos, cadeirante, no fosso do elevador de um prédio.

Na manhã de terça-feira, 06, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), em Quilombo, atendeu uma ocorrência não tão rotineira. Tratava-se da queda de um senhor de 61 anos, cadeirante, no fosso do elevador de um prédio. 

Por volta das 11h15min a equipe de plantão foi acionada para esta ocorrência, na rua Conde D´eu, no centro de Quilombo, onde foi encontrada a vítima caída sobre o teto de um elevador, a aproximadamente 2 metros de altura da porta do segundo pavimento. Devido a complexidade da ocorrência e por se tratar de uma vítima cadeirante, foi realizada uma grande análise da situação entre toda a equipe, para assim ser definido como seria realizado o resgate.

Dada a situação, foi necessário o emprego de técnicas de salvamento em altura aliadas a técnicas de resgate em espaço confinado. Imediatamente um membro da equipe desceu, devidamente ancorado, e realizou a abordagem da vítima e a colocação do colar cervical. A vítima estava estável, consciente e orientada, sem hemorragias externas, sem traumas aparentes e apenas relatando um pouco de dor nas costas.

A vítima relatou que sempre "entra de costas para o elevador" e que dessa vez a porta se abriu e o elevador não estava no pavimento correto, vindo esta a cair sobre o teto do elevador.

Devido ao local ser muito estreito e de difícil acesso, não foi possível fazer o resgate com a maca sked, sendo necessário montar um sistema de redução de força e içá-lo até o segundo andar, por meio de uma cadeirinha de resgate, onde outros dois membros da equipe vieram protegendo toda a região da coluna vertebral e cabeça da vítima. Após a vítima estar já em segurança no solo do segundo pavimento foi possível colocá-la em maca rígida conforme protocolos de atendimento pré-hospitalar.


Aproximadamente depois de uma hora de ocorrência foi possível entregar a vítima estável ao Hospital São Bernardo, em Quilombo.

Créditos:
Texto: soldado Eric Cardoso Scatolin
Imagens: soldado Igor Dassow Siqueira
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.

Posts Relacionados