Por Cristina Schulze em Domingo, 19 Mai 2024
Categoria: Notícias Operacionais

CBMSC EM FLORIANÓPOLIS APLICA TÉCNICAS DE RESGATE VEICULAR EM ATENDIMENTO A OCORRÊNCIA DE TRÂNSITO

As equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Florianópolis foram acionadas na manhã de domingo, 28 de abril, para o atendimento de um acidente de trânsito na SC-401, no bairro Saco Grande. No local foi constatado que tratava-se de um veículo de passeio modelo Fiorino que havia colidido contra uma defensa de concreto que separa as vias, com uma vítima presa às ferragens 

As equipes de plantão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Florianópolis foram acionadas na manhã de domingo, 28 de abril, para o atendimento de um acidente de trânsito na SC-401, no bairro Saco Grande. No local foi constatado que tratava-se de um veículo de passeio modelo Fiorino que havia colidido contra uma defensa de concreto que separa as vias, com uma vítima presa às ferragens.

Realizado o dimensionamento da cena e gerenciamento de riscos, o veículo foi estabilizado com calços de madeira. Durante o acesso ao veículo, devido ao pequeno espaço interno, o socorrista fez a inspeção de segurança ao lado da porta e a avaliação primária, onde foi constatado que a vítima estava com grau de encarceramento, suspeita de fraturas na coluna, pelve, membros inferiores e face, tendo as pernas presas pelo painel e braço pelo banco do carona.

Na reunião tripartida, ficou estabelecido o plano emergencial em 90° e o plano principal em 0° pela porta do motorista, devido à posição da própria vítima no veículo, que estava caída atravessada entre os bancos. No desencarceramento, foram realizados os cortes das colunas A e alívios nas partes inferiores das caixas de ar. 

A expansão do painel foi feita com o alargador e calços de um lado do motorista pelo curto espaço e com cilindro expansor no lado do carona. Toda a área de canto vivo foi protegida, bem como a montagem do palco e área de descarte de materiais e área de concentração de vítimas.

A extração ficou sob o comando do socorrista, que colocou o colar cervical e a maca rígida para retirada pelo espaço definido pelas equipes. A avaliação secundária foi concluída dentro da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU-521), que conduziu a vítima para o hospital. 


Créditos:
Texto: soldado Guilherme Hulse e bombeiro comunitária Rita de Cassia Carreira
Imagens: Divulgação CBMSC/Florianópolis
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados