Foi realizado nos dias 01 e 02 um seminário com foco na doutrina de atuação conjunta do rastreamento humano e do rastreamento com cães.
Foi realizado nos dias 01 e 02 um seminário com foco na doutrina de atuação conjunta do rastreamento humano e do rastreamento com cães. O cabo Ronaldo Fumagalli, atualmente lotado em Curitibanos, sede do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, e referência na área de busca com cães no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), realizou uma apresentação de cerca de uma hora sobre a sua experiência com os cães Find, Hunter e Barak.
Durante o seminário, em Joinville, foram abordados os seguintes temas relacionados ao emprego dessa doutrina: rastreamento em missões de busca e salvamento e recuperação de corpos, rastreamento em busca e captura, rastreamento para a produção de provas judiciais em investigações criminais, discussão sobre o eventual emprego de cães para a proteção de ambientes escolares em situações específicas e com base em diferentes técnicas, emprego de helicóptero e sua influência nas equipes que estão em terra realizando o rastreamento humano ou com cão, odorologia forense – cães e emprego de visores térmicos no rastreamento.
O objetivo das discussões foi buscar o aperfeiçoamento e evolução, buscando mais segurança na execução das missões realizadas com o emprego dos cães.
Créditos:
Texto: capitão Luíza Fregapani
Imagens: Divulgação CBMSC/Curitibanos
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.