Por Monica - CCS em Sexta, 28 Junho 2024
Categoria: Notícias Institucionais

BOMBEIROS REALIZAM TREINAMENTO DE SALVAMENTO EM ALTURA

Aproximadamente 50 bombeiros do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) participaram de um Treinamento Operacional Mensal (TOM) no Poço do Violão, em Timbé do Sul. O tema deste mês foi "Treinamento de salvamento em altura", dividido em três oficinas destinadas a aprimorar as habilidades dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). 

Na manhã desta sexta-feira ,28, aproximadamente 50 bombeiros do 4° Batalhão de Bombeiros Militar (4° BBM) participaram de um Treinamento Operacional Mensal (TOM) no Poço do Violão, em Timbé do Sul. O tema deste mês foi "Treinamento de salvamento em altura", dividido em três oficinas destinadas a aprimorar as habilidades dos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). 

O objetivo principal do treinamento foi preparar os bombeiros para lidar com uma variedade de emergências. O tenente-coronel Henrique Piovezam da Silveira, comandante do 4° BMM, enfatizou a importância desses treinamentos para manter a equipe preparada para qualquer situação que demande habilidades específicas. "Essas práticas não apenas mantêm a habilidade técnica dos bombeiros, mas também reforçam a prontidão do CBMSC em responder os mais variados tipos de emergências", frisou. 

Entre as oficinas realizadas, destacam-se:

Rapel em cachoeira com troca de cabo: esta oficina focou na habilidade de trocar o cabo durante a descida em rapel, simulação para superar algum tipo de dificuldade durante resgates em ambientes de cachoeira.

Rapel guiado pelo sistema de tirolesa: utilizando este sistema, os bombeiros aprenderam a descer de forma controlada enquanto são guiados por um ponto de ancoragem superior, adequado para descidas em ângulos desafiadores. 


Içamento de maca em paredão com uso de redutor de força: a atividade reproduziu o cenário onde uma vítima está distante de pontos acessíveis e é fixada em uma maca, realizando a subida da mesma, fazendo o içamento de forma que ela suba quase que como uma tirolesa, só que de baixo para cima e estabilizada. Nesse caso é utilizado um mecanismo de redutor de força. 


Créditos:
Texto: estagiária Edna Schmitz/CBMSC
Imagens: estagiária Edna Schmitz/Criciúma
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados