Logo CBMSC Logo Centenário

PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (406 palavras)

BOMBEIROS MILITARES DE ITUPORANGA JÁ COMBATERAM 18 INCÊNDIOS EM ESTUFAS DE FUMO NESTA SAFRA


A temporada de secagem do fumo, período crítico para a agricultura do Alto Vale, acendeu um sinal de alerta para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na região de Ituporanga. Desde o final de outubro, a corporação já atendeu a 18 ocorrências de incêndios em estufas no município e cidades vizinhas. O número reforça o risco desse tipo de sinistro até o fim da safra, em março.

Mais do que estatísticas, esses incêndios representam tragédias financeiras para as famílias rurais. Segundo os bombeiros militares da região, o fogo em estufas costuma ser devastador: além de consumir toda a produção armazenada, as chamas frequentemente destroem a estrutura física, equipamentos caros e, em casos mais graves, alastram-se para paióis, galpões e até residências próximas. Anos de investimento podem virar cinzas em poucos minutos, impactando diretamente a economia local.



Diante da recorrência dos casos, o Corpo de Bombeiros destaca que a manutenção preventiva não é gasto, mas investimento em segurança.

Os principais pontos de atenção são:

Sistemas em dia: Revisão rigorosa nos sistemas de aquecimento e na parte elétrica.

Sem sobrecarga: Evitar carregar a estufa com excesso de folhas, o que dificulta a circulação de ar e aumenta o risco.

Vigilância constante: O monitoramento deve ser ininterrupto durante o funcionamento.

Reserva técnica: Ter um sistema preventivo, como reservatórios de água ou mangueiras de fácil acesso para pronto uso.

Se o fogo começar, a ação rápida define o tamanho do prejuízo. O produtor deve ligar imediatamente para o 193, fornecendo a localização exata, não abrir a estufa, manter portas e flaps fechados para evitar a entrada de oxigênio, que alimenta as chamas, além de isolar a área: Se possível e seguro, afastar maquinários de valor das proximidades para evitar que o fogo se propague. 



Créditos:
Texto: Cabo Luis Fernando
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193