PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (442 palavras)

BOMBEIROS DE ITUPORANGA RECEBEM HOMENAGEM APÓS GRANDE RESGATE EM ACIDENTE

No último dia 15, terça-feira, bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) em Ituporanga foram homenageados na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) pelo seu trabalho de resgate em um grave acidente em agosto do ano passado. 

O incidente aconteceu após um caminhão desgovernado colidir com vários carros no bairro de Gabiroba, em Ituporanga. Os bombeiros do CBMSC chegaram ao local e se depararam com muitas vítimas em situação de risco, precisando prontamente decidir quem atender primeiro. Neste momento, identificaram duas crianças em um carro sendo que uma delas estava presa embaixo do banco do carona. Ela tinha apenas seis anos. A menina estava em parada cardiorrespiratória (PCR) e tinha múltiplas faturas.  

 Rapidamente, os bombeiros avaliaram que não haviam outras pessoas em risco de vida e levaram a menina até o Hospital Bom Jesus em Ituporanga, junto da outra criança que também estava no carro com apenas ferimentos leves. Foram feitas manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) até a chegada na Emergência, quando ela voltou a vida.


Os bombeiros de plantão retornaram ao local do acidente e atenderam mais outras quatro pessoas, sendo duas em estado grave. Um homem havia sido lançado para fora de seu carro depois do impacto do caminhão e foi encontrado com queimaduras no rosto, múltiplas fraturas e suspeita de Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Após os atendimentos pré-hospitalares como curativos, imobilização e estabilização, o homem foi também levado ao Hospital Bom Jesus.  

Após estes procedimentos, a equipe iniciou uma operação que atendia uma vítima com múltiplas fraturas, presa nas ferragens de um carro. Foi atendido também o motorista do caminhão que tinha ferimentos leves pelo corpo mas estava em estado estável.

No total, foram seis vítimas atendidas neste acidente sendo três em estado grave e três estáveis, e quatro delas foram conduzidas de ambulância até o hospital. O trabalho em equipe dos bombeiros do CBMSC fez toda a diferença para que todos sobrevivessem deste trágico acidente. 

Na homenagem, foram agraciados os bombeiros que prestaram o atendimento. São eles: o cabo Jorge Mancila Júnior, os bombeiros comunitários Odair Rogério da Silva, Andŕe Felipe Ketzer e Gabriel Alves Souza.  

Créditos:
Texto: 1º Tenente Rubens José Babel Júnior
Imagens: Divulgação CBMSC/Ituporanga e ALESC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193