Por Cristina Schulze em Quinta, 06 Junho 2024
Categoria: Notícias Operacionais

BOMBEIRO COMUNITÁRIO IMPEDE QUE INCÊNDIO SE ALASTRE

Na noite desta terça-feira, 4 de junho, um bombeiro comunitário de Canoinhas desempenhou um papel crucial ao evitar que um incêndio se alastrasse em uma residência no distrito de Campo d'Água Verde.  

Na noite desta terça-feira, 4 de junho, um bombeiro comunitário de Canoinhas desempenhou um papel crucial ao evitar que um incêndio se alastrasse em uma residência no distrito de Campo d'Água Verde. O Bombeiro Comunitário Anderson de Lima, com seis anos de experiência no serviço comunitário, foi acionado por uma vizinha que relatou o princípio de incêndio em sua casa.

Ao chegar ao local, BC De Lima como é conhecido tomou as devidas precauções, certificando-se de que a energia elétrica estava desligada, iniciou o combate às chamas utilizando uma mangueira de jardim. Paralelamente, ele orientou a vizinha a chamar o Corpo de Bombeiros Militar através do número de emergência 193. Graças à sua rápida ação, quando os bombeiros militares chegaram, a situação já estava sob controle, necessitando apenas do rescaldo para garantir que o fogo não reiniciasse.

O BC De Lima expressou sua satisfação em poder ajudar: "É bom poder ajudar as pessoas quando elas precisam, a vizinha lembrou de mim e pediu socorro, graças a Deus e aos conhecimentos que adquiri, consegui ajudar", afirmou.

O Sargento Fábio Adauri Saulo Pacheco, que comandava a equipe de plantão, elogiou a atuação do comunitário, destacando sua importância na prevenção de um desastre maior. "A atuação do BC De Lima foi extremamente importante, ele agiu de forma cautelosa e eficaz, extinguiu o princípio de incêndio que poderia ter tomado maiores proporções, podendo até atingir outras residências devido à proximidade entre as casas. O seu comprometimento com a comunidade foi exemplar e merece elogios", destacou o Chefe do Socorro.

O tenente-coronel Willian Leal Nunes, comandante do 9° Batalhão de Bombeiros Militar (9ºBBM) com sede em Canoinhas, reforçou a importância dos bombeiros comunitários, ressaltando que sua presença distribuída pela cidade e bairros é um grande benefício para toda comunidade. Eles são capazes de prestar os primeiros atendimentos e evitar que ocorrências tomem grandes dimensões, seja em casos de incêndios, salvamentos e atendimentos emergenciais. "Os bombeiros comunitários prestam os primeiros socorros antes mesmo da própria corporação chegar ao local", concluiu o comandante.


A ação do BC Anderson de Lima exemplifica o valor inestimável dos bombeiros comunitários e seu papel fundamental na proteção e segurança das comunidades onde atuam.​


Créditos:
Texto: capitão Marcos Luciano Colla
Imagens: Divulgação CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube.

Posts Relacionados