O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu, no dia 02, à função de comandante de avião o coronel RR Giovanni Fernando Kemper, tornando-se o quarto comandante de asa fixa formado no batalhão.
O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) promoveu, no dia 02, à função de comandante de avião o coronel RR Giovanni Fernando Kemper, tornando-se o quarto comandante de asa fixa formado no batalhão.
Cabe ressaltar que o coronel Kemper também é piloto de asas rotativas e voa no BOA desde a sua fundação, sendo que já foi comandante da unidade.
Por ser uma Unidade Aérea Pública (UAP), segue o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 90, que trata sobre os "Requisitos para Operações Especiais de Aviação Pública". Portanto, após o cumprimento dos treinamentos regulamentares previstos, o referido oficial piloto concluiu a última fase da ascensão técnica. O BOA, em parceria com o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU), realiza desde 20 de janeiro de 2010, a prestação de serviços por meio das aeronaves "arcanjos" (aviões e helicópteros).
A atual frota de aviões do batalhão é composta por 03 (três) bimotores turboélices, sendo 02 (dois) Carajá e 01 (um) KingAir C90 Gti. Porém, as operações de avião começaram com o emprego de um Cessna modelo 206H e um Cessna modelo 210N, aeronaves monomotoras a pistão e de pequeno porte, ambas advindas para o BOA na qualidade de fiel depositário.
Com o início das operações de asa fixa no estado no ano de 2014, observou-se a existência de uma expressiva demanda reprimida. Hoje, somam mais de 2.100 (dois mil e cem) transportes aeromédicos realizados, sendo que os aviões ainda são empregados em transporte de órgãos (em apoio a SC Transplantes), transporte de materiais, como vacinas, respiradores, largamente empregados durante o período da pandemia, de equipes em apoio aos demais órgãos do estado, dentre outras.
Em 2019, por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado da Casa Civil (SCC) e o CBMSC, uma das aeronaves que era usada pela comitiva do governo do estado, foi disponibilizada para emprego nas missões realizadas pelo BOA. Em 2021 começou a operar o KingAir, aeronave locada e, em 2022, veio o outro Carajá, fruto de uma quitação de dívidas de uma empresa particular com o estado.
Créditos:
Texto: sargento Ricardo Bitencourt
Imagens: Divulgação CBMSC/BOA
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Veja também as nossas redes sociais: Instagram; Facebook; Youtube; Twitter.