PESQUISAR

Blog de Notícias

2 minutos para leitura (408 palavras)

Após 72 horas com a perna presa em trator, homem é resgatado em Joaçaba

As equipes de plantão da 1ª Companhia do 11º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Joaçaba, atenderam nesta quinta-feira, 18, uma ocorrência na Linha São Pedro, no interior do município de Erval Velho, em que um homem, de 56 anos, foi localizado, no início da tarde, por familiares, com a perna presa abaixo do rodado traseiro de um trator.

 

1803 11bbm 2


O instinto de sobrevivência da vítima chamou a atenção de todos, já que o homem ficou com a perna presa por mais de três dias. Nesta condição, por mais de 72 horas sob sol escaldante, chuva e noites frias. Apesar de tudo isso, a vítima estava consciente e orientada, já que segundo o próprio relato, ele se alimentou com abóboras que transportava e bebeu a água da chuva para se manter.

 

1803 11 bbm 3


A família, que é da cidade de Joaçaba percebeu a ausência do homem, porque ele não retornou na manhã de hoje, já que de acordo com o filho dele é uma situação comum o pai ficar no sítio da família, incomunicável, por volta de três ou quatro dias.


Os bombeiros empregados nesta ocorrência seguiram a doutrina de resgate veicular, com a estabilização do trator e escoramento com calços, que seguiu a ordem de “centímetro elevado é centímetro calçado”, entre outros princípios operacionais que a atividade exige, que foram colocados em prática.

 

1803 11 bbm 3


Durante todo o atendimento o paciente foi assistido pela equipe da Unidade de Suporte Avançado (Alfa) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestou o atendimento pré-hospitalar em conjunto com a equipe da ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).


Após o resgate, o paciente foi encaminhado pelo SAMU ao Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), em Joaçaba.


Novas ferramentas facilitaram a ocorrência
 
Neste caso, foram utilizadas ferramentas de resgate veicular recém adquiridas pelo BBM, que auxiliaram para a retirada do homem debaixo do trator, ou seja, empregadas para o desencarceramento.


As máquinas da linha Pentheon da Homaltro se destacaram pela facilidade de transporte ao local, principalmente pelo fato de não ter necessidade de mangueiras de conexão, bem como o baixo ruído, que garantiu a comunicação ágil entre as equipes, uma vez que não havia a necessidade de unidade de força.

 
Créditos:
Texto: Capitão Ilton Schpil e Soldado Otávio Antônio Morés
Fotos: Divulgação/CBMSC
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 9 8843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

emergencia193
QUARTEL DO COMANDO-GERAL
Centro Administrativo da SSP - Av. Gov. Ivo Silveira, 1521 - Bloco A - Capoeiras, Florianópolis - SC, 88085-000

Desenvolvimento: DiTI-DLF | Gestão de Conteúdo: CCS | Tecnologia Open-Source
emergencia193