Por Melina Cauduro - CCS em Quarta, 22 Agosto 2018
Categoria: Notícias Institucionais

11º BBM celebra formatura de Bombeiros Comunitários e da Melhor Idade

A cidade de Piratuba já pode contar com o apoio de novos Bombeiros Comunitários e Bombeiros da Melhor Idade. No dia 10 de agosto, foi realizada a formatura do Curso Avançado de Atendimento a Emergências e da 1ª turma de Bombeiros da Melhor Idade, além da entrega de medalhas de Mérito Pessoal e Título Honorífico Amigo do Bombeiro. A cerimônia foi realizada no quartel de Piratuba, e contou com a presença dos familiares dos formandos, autoridades locais e do Major BM Willyan Fazzioni, Comandante Interino do 11º Batalhão de Bombeiros Militar de Joaçaba.

No evento, foram agraciados com medalhas:

- Soldado BM Charles Zimmermann - Medalha de Mérito de Segurança Contra Incêndio
- Soldado BM Álvaro Bresolin - Medalha de Mérito de Atendimento Pré Hospitalar
- Bombeiro Civil Profissional Ivan Lopes Santana - Medalha de Mérito Bombeiro Comunitário

O Título Honorífico Amigo do Bombeiro foi entregue para Luiz Paulo Mafioletti, representante da Empresa Consórcio Machadinho, e à empresa Enge, em agradecimento pela parceria nos projetos Bombeiro Mirim e Bombeiro da Melhor Idade.

Bombeiro da Melhor Idade:

O quartel de Piratuba realizou a formatura de um curso inédito na região. O Projeto Bombeiro da Melhor Idade promove a capacitação de idosos com idade a partir de 60 anos, com instruções de primeiros socorros, sistemas preventivos e combate a incêndio, percepção de riscos e outras dinâmicas importantes sobre como agir em situações de emergência.

Ao todo, foram formados 25 alunos, que poderão atuar no auxílio à comunidade e no ambiente familiar, adotando posturas preventivas em acidentes domésticos, por exemplo.

Bombeiros Comunitários:

Após seis meses de aulas técnicas e teóricas, 18 alunos concluíram o CAEE – Curso Avançado de Atendimento a Emergências e agora estão certificados como Bombeiros Comunitários. Os Bombeiros integram o serviço operacional da Organização Bombeiro Militar, atuando no atendimento a ocorrências e prestando auxílio na comunidade, atuando como uma força organizada para reação em situações de emergência e calamidades públicas.

Novos Bombeiros Comunitários atuando

A Bombeira Comunitária Mirte Elenise, de 40 anos, soube do curso inicial do CBAE - Curso Básico de Atendimento a Emergências - através de uma visita dos Bombeiros à escola em que trabalha como Assistente de Educação. Mirte se interessou pelo curso, realizou as provas e após concluir o CBAE e CAAE recebeu a certificação como Bombeira Comunitária. Em conversa com o Centro de Comunicação Social do CBSMC, Mirte contou que o curso mudou sua vida: "é emocionante poder atuar ajudando o próximo. Durante o estágio, atuamos em ocorrências reais onde colocamos em prática todo o aprendizado teórico recebido durante o curso".

Mirtes também ressaltou a alegria ao ver a formatura dos Bombeiros da Melhor Idade, que se mostram ativos e sempre prontos para ajudar quem mais precise, numa prova que a idade não é empecilho para novas conquistas. A Bombeira atua no 11º BBM e também na escola de ensino fundamental onde trabalha, prestando atendimento de primeiros socorros aos alunos de 11 à 17 anos, em caso de necessidade. A amiga Vanda, que também é Bombeira Comunitária e trabalha em outra escola, já teve que socorrer uma criança, vítima de engasgamento. "Os cursos são muito importantes para toda a comunidade, os instrutores são ótimos e o aprendizado condiz com todas as ocorrências que atendemos", alega a Bombeira.

Os cursos CBAE e CAAE são oferecidos gratuitamente à comunidade, através do Corpo de Bombeiros Militar de cada município. 

Créditos: Informações: Aspirante Oficial Martins e ao 3º Sargento Kunz. Bombeira Comunitária Mirte Elenise Shuck Kirst.
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina